RAIO NEGRO é igual ao Superman e ao Homem Aranha!

Quando conheci quadrinhos, fui logo fisgado pelos personagens, seus visuais aventuras vibrantes e este primeiro contato, foi logo com os heróis americanos, Superman, Batman, Capitão América, Namor, Hulk etc…

AUma linda capa, com a arte inocente dos anos 60, com os heróis de Gedeone Malagola.
Uma linda capa, com a arte inocente dos anos 60, com os heróis de Gedeone Malagola.

Ao conhecer os heróis nacionais, e RAIO NEGRO foi o primeiro deles, torci logo o nariz, já que estava acostumado com os heróis de fora, com aventuras mirabolantes, cores incríveis, vilões fantásticos e numa variedade enorme, enquanto que o RAIO NEGRO, era em preto e branco, e com desenhos que, desculpem dizer, deixava a desejar…foi uma decepção!

Passados alguns anos, durante os quais sempre torcia o nariz para quadrinhos nacionais, especialmente de super heróis, eu não dava a menor chance para os representantes brasileiros desta categoria, me surpreendi admirando aqueles heróis desconhecidos.

Esta capa foi recentemente tema de uma campanha promovida pelo amigo LANCELOTT MARTINS, para que vários artistas a refizessem, cada um no seu estilo.

Esta capa foi recentemente tema de uma campanha promovida pelo amigo LANCELOTT MARTINS, para que vários artistas a refizessem, cada um no seu estilo.

Mas como podia ser?? Eu que amava os quadrinhos de fora, com todas suas qualidades, curtir aqueles quadrinhos desaparecidos, com desenhos toscos, e que pareciam não ter sido capazes de se manter vivos ao longo dos anos?

Pois reside justamente aí, na minha opinião, a maior magia destes super heróis nacionais…é como se eles tivessem sido jogados no limbo, uma dimensão paralela, lançados lá por algum vilão terrível, e que só agora, eu e outros, estavamos tendo acesso e descobrindo que nosso universo de super seres é tão ou maior que os de fora!

Uma linda capa onde vi que nosso herói é mesmo  poderoso, pois está no espaço enfrentando seres de outro planeta ou dimensão.

Uma linda capa onde vi que nosso herói é mesmo poderoso, pois está no espaço enfrentando seres de outro planeta ou dimensão.

Se muito não me engano, e por favor me corrijam se a informação estiver errada, RAIO NEGRO chegou a contabilizar em seu auge, UM MILHÃO de exemplares vendidos aqui no Brasil! Meu Deus…onde eu estava nessa época?? Creio que era tão pequeno que nem sabia deste nosso universo…bem, agora é tempo de rever esta injustiça para comigo, pois é um pecado não me dar a chance de conhecer tudo o que nossos heróis enfrentaram naquela época.

Mas será que eles podem voltar a agir em nossos dias? Eu depois de muito matutar, decidi que faria minha parte, em tentar revitalizá-los, e resolvi fazer um fanzine, o meu primeiro, homenageando as criações de mestre GEDEONE MALAGOLA, um criador de quadrinhos nacionais, que deve ser reverenciado por todos nós como fazemos com os lá de fora.

Esta imagem é para aqueles que acham que tudo o que se cria lá fora é original, e que nós só copiamos, pois CICLOPE veio daí. Do herói SOLAR.

Esta imagem é para aqueles que acham que tudo o que se cria lá fora é original, e que nós só copiamos, pois CICLOPE veio daí. Do herói SOLAR.

Bem, para concluir este papo, deixo aqui o desafio, para todos, não torça o nariz para os super heróis, ou heróis nacionais, especialmente para os do meio independente, pois fiz isso por muitos anos e me arrependo amargamente, mas agora eu mesmo faço parte, orgulhosamente deste meio, e espero poder contribuir para trazê-lo de volta à vida, o mais rápido e do melhor modo possível.

Uma das maiores alegrias que tive foi saber que esta hq teve 400 downloads!

Uma das maiores alegrias que tive foi saber que esta hq teve 400 downloads!

Sobre bragacamara

Sou um cara fissurado por quadrinhos bem feitos, livros, séries de tv, filmes e cinema. O tema que prefiro normalmente são as aventuras, sejam elas no espaço, fundo do mar, nas cidades, selvas, desertos, enfim, aventuras e superheróis são minha predileção.

Publicado em agosto 29, 2014, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Excelente artigo, grande Braga! Os nossos heróis são maravilhosos e não merecem o desrespeito com que são tratados por aqueles que se dizem entendidos de quadrinhos mas não sabem de nada e preferem ficar destilando seu preconceituoso veneno calcado na burrice com a qual inundam seus cérebros! Parabéns e sucesso para a Dimensão ALfa!!!

  2. 400 danwloads é um ótimo recomeço pra este fabuloso herói, o Raio Negro. Embora tenha surgido como encomenda seguindo tendencias de heróis gringos o texto do Gedeone inseria elementos da nossa cultura e do nosso processo histórico. O Raio Negro era um militar na época da ditadura cumprindo missões que iam além de suas capacidades humanas. É preciso lembrar que nem todos os militares eram torturadores – e que alguns se opuseram a essa prática com veemência. Todo aquele que exerce seu ofício com sobriedade e dedicação merece um mínimo de respeito. E o Raio Negro é uma homenagem aos militares de bem de todos os tempos, homens que devotam sua vida a um rígido sistema de regras criado para assegurar o bem das pessoas do país. Parabéns pelo excelente trabalho, Braga! Mais há de vir! mais há de encantar! E mais há de estimular outros a sair do marasmo, parar de apenas sonhar e começar a tornar este sonho realidade !

Deixe um comentário

