UM ARTISTA DE QUADRINHOS PODE COPIAR OS OUTROS??
COPIAR FAZ PARTE !
Todo desenhista de quadrinhos passou pela fase de desejar criar seus próprios personagens e histórias, mesmo tendo de enfrentar um gigantesco problema: COMO SUPERAR O FATO DE NÃO SABER DESENHAR?
Chegamos então ao tema deste artigo, ou seja, para ultrapassar esta barreira, o jovem criador, busca soluções nos traços de outros quadrinhistas profissionais e mais experientes. Começamos então a caçar imagens que sirvam para resolver nossa falta de habilidade com os traços, procurando nas muitas revistas que temos, em imagens de internet etc…
Este recurso, para alguns, especialmente para os que não consideram os quadrinhos nacionais como uma expressão artística de igual valor aos quadrinhos feitos no exterior, é mais do que o suficiente para começar todo um rosário de lamúrias sobre a suposta falta de qualidade de nossas hqs, isso porém não é verdade e é um raciocínio bem tosco sobre nossas histórias e personagens. Pensamento este, que eu, vergonhosamente já compartilhei, e que por isso mesmo, hoje em dia, tendo revisto meus conceitos, busco rebater.
Eu mesmo parti para este recurso, quando percebi que gostaria de fazer minhas próprias hqs. Hoje, tenho apenas duas páginas de uma hq de Tarzan, feita por mim, por volta dos 11 anos, onde misturo desenhos meus (toscos é verdade) com os de meus mestres nos quadrinhos do homem macaco, Russ Manning e Joe Kubert!
É uma salada artística, mas resolvia.
As redes sociais facilitaram muito a nossa vida, e pra mim, ajudou muito a aprender mais sobre a arte de fazer uma hq, e sobre a indústria dos quadrinhos. Sobre a luta dos desenhistas para produzir uma hq, que mexa com o leitor, mesmo quando o artista ainda não é, e ás vezes jamais será, um verdadeiro mestre nos desenhos.
De um tempo para cá, vi várias postagens sobre artistas conceituados, e outros menos conhecidos, copiando, mas copiando mesmo, a arte de outros desenhistas, fazendo trabalhos que rodaram o mundo, foram publicados no papel e virtualmente, e mandaram ver…publicaram sim e daí?
Muitos confundem copiar, com plagiar.
Nestas imagens, vemos um mestre como ALEX RAYMOND, sendo copiado por outros dois desenhistas menos inspirados, e de qualidade inferior. Não só o Raymond, como MILTON CANNIF, também foi copiado à exaustão, por vários desenhistas.
Compreendam que não estou defendendo que ninguém faça seu nome sobre o trabalho de outros, não é isso! Defendo apenas que muitos criadores, não tem a mesma técnica, ou habilidades que outros artistas e procuram resolver suas deficiências usando este recurso. E vejam bem: se ele tem habilidade para copiar, teria também para CRIAR! Ou seja, o que há é apenas, no caso dos mais honestos creio eu, uma falta de habilidade temporária, que com o passar do tempo, será solucionada, com a prática.
Não é verdade que um exercício que muitos artistas iniciantes fazem nos grandes museus e galerias do mundo é o de copiar os mestres da história da arte? Quanto mais você copia, mais exercita a mente para guardar, armazenar, as posturas, expressões, e movimentos da complexa figura humana. Quanto mais seu cérebro exercitar as mãos, copiando e copiando, mais a mente guardará isso e acabará por usar estas informações no futuro.
Infelizmente, alguns são preguiçosos demais para tentar fazer sua própria arte e se acostumam com copiar e é aqui que coloco a diferença entre copiar porque não se tem recursos técnicos para criar e copiar apenas por preguiça de criar, tornando-se então plágio da arte de outro.
Por isso, entendo que artistas reconhecidos hoje como nomes maiores das hqs mundiais, como BOB KANE, que de fato tinha um desenho primário, fizeram uso deste recurso de copiar, como é o caso da emblemática figura de Batman sobre um edifício, idêntica à imagem de Tarzan feita pelo, este sim genial, HAL FOSTER.
Kane copiou? Vendo as imagens, é muito difícil acreditar que não.
Vendo esta imagem acima, notamos que o PRÍNCIPE VALENTE, obra máxima de HAL FOSTER, tem imagens de uma perfeição fotográfica, tanto que artistas usaram estas imagens para criar telas à óleo, como a do cowboy descendo uma colina. Quem vendo a imagem do quadro, considerado um tipo de arte superior, e mais refinada, iria supor que havia sido baseada na arte de um “simples desenhista de quadrinhos”??
Aqui um exemplo de dois grandes mestres dos quadrinhos, HAL FOSTER fez esta arte em preto e branco para a primeira edição de TARZAN, anos depois “inspiraria” esta outra arte de FRANK FRAZETTA. Teria Frazetta copiado o Tarzan, ou a imagem teria apenas inspirado o artista? Mesmo sendo cópia, o que não é claro, alguém desacredita um Frazetta? Não teria sido uma homenagem ao mestre Foster?
Vejamos agora, Hal Foster e Sy Barry:
A arte de Hal Foster neste exemplo acima, mostra que copiar faz mesmo parte de criar hqs, pois a cena de Valente, lutando no convés de um navio é perfeita para mostrar as aventuras de outro grande herói, o FANTASMA, aqui no traço de SY BARRY, e que não se fez de rogado ao basear a sua cena, na de Hal, mais de uma vez diga-se de passagem. Sy Barry plagiou? Ou mesmo tendo recursos técnicos, preferiu homenagear uma cena que ele achava perfeita?
Por que torcer o nariz ao que desenhistas nacionais fizeram no passado, e talvez até façam hoje, quando isso é um recurso usado por muitos no exterior? Vemos muito disso, nos quadrinhos independentes, onde artistas sem formação superior em artes, mas com inclinação para o desenho, buscam contar suas histórias, e precisam de orientações, que buscam exatamente nos “manuais” que estão à mão, ou seja, suas coleções de quadrinhos!
Acima e abaixo vemos muitas imagens de ALEX RAYMOND, copiadas para hqs do GAVIÃO NEGRO. Eu já vi várias imagens, nos livros de Monteiro Lobato, onde ANDRÉ LEBLANC, copiou Alex Raymond, do mesmo modo como mostrado aqui, para fazer Os Doze Trabalhos de Hércules com a turma do Sítio do Pica Pau Amarelo, baseado nos desenhos para Flash Gordon, tenho estes livros até hoje.
A página acima, é de uma edição de RAIO NEGRO, de Gedeone Malagola, não sei se o desenhista foi Gedeone, mas eu tive uma edição ALMANAQUE BATMAN, se não me engano de 1972, onde uma hq de apresentação de BATGIRL, com a arte de CARMINE INFANTINO, e pelo menos dois quadrinhos desta página são copiados da arte dele, BATMAN e ROBIN enfrentam o Mariposa Matadora, e seus asseclas, o terceiro quadrinho e o último, são cópias.
Isso desacredita nosso artista? Para mim, de modo algum isso acontece.
Acima temos uma página do FLAMA, criação máxima de DEODATO TAUMATURGO BORGES, artista e radialista que criou não só o personagem mas seu programa de rádio, e nesta imagem, infelizmente cortada pela metade, o FLAMA dispara sua arma, (no alto) é uma imagem tirada das aventuras de Flash Gordon, álbum que tenho, e se não me engano, o herói americano atira em um dragão.
Aqui acima temos mais um exemplo de que muitas vezes, artistas precisam fazer uso de imagens de outros para solucionar suas necessidades, e assim contar suas hqs, é o caso desta salvamento feito pelo FLAMA, onde o desenho original é de ALEX RAYMOND e seu Flash Gordon.
Assim, é mais do que comum e esperado que artistas nacionais tenham seus momentos de “inspiração” em grandes artistas mundiais, estas imagens de GEDEONE MALAGOLA, e de DEODATO BORGES, pai de Mike Deodato, que para criar suas hqs, hoje icônicas, do RAIO NEGRO e do FLAMA, se basearam nos desenhos de CARMINE INFANTINO e ALEX RAYMOND, estes e outros heróis da história dos quadrinhos nacionais, mesclaram desenhos seus, com os copiados de outros, de modo que para terminar, afirmo e pergunto: EU JÁ COPIEI E APRENDI ASSIM, E DAÍ????
Publicado em novembro 14, 2014, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.
Copiar faz parte!! Muito bacana o texto!